Projeto – Alimentador

Conceito: Alimentar com água (um recipiente) e ração (dois recipientes) de forma automatizada evitando atrazos e esquecimentos na alimentação do animal de estimação.

Descrição: Sistema de Controle para abastecimento de Ração e Água automatizado por temporização. Os eventos serão registrados em Log e serão integrados via web.

Características técnicas:

  • Fonte de Alimentação 12 V (1A)
  • 2x Reles 5V
  • Mini Bomba 3Lt/min 1.2A @ 6V, 2.5A @ 12V
  • Motor Reduzido Torque: 200 N*cm 12V 15RPM
  • Arduino Diemilanove (ATmega 328)  7-12V – Memory: 16Kb / Current per Pin: 40mA / USB Cable
  • Placa Prototype 442 POINTS [EST58] 7 x 5 cm

O sistema é programado para ligar o relé da água 3 vezes ao dia (7:40, 12:40, 18:40) e o relé da ração 2 vezes ao dia (7:45, 18:45).

Esquema:

Programa do Arduino:
Alimentador_Cadelas_v2.pde
AjustaHora_PortaSerial.pde (Para ajustar o hora do sistema, utilizei o ‘Processing‘ que enviar a informações via serial para a placa)

Vídeo:

Detalhes do distribuidor em Y (Artifício Técnico)
Distribuidor_Racao1 Distribuidor_Racao2 Distribuidor_Racao3 Distribuidor_Racao4

Esse post foi publicado em Arduino e marcado , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Projeto – Alimentador

  1. Bacana o projeto cara. Aparece nos nossos encontros do IxDA (ixdabh.org), pois esse é um assunto de grande interesse pra nós.

    Abs!

  2. Toninho disse:

    Boa noite

    Não consigo encontrar para comprar os itens Mini Bomba 3Lt/min 1.2A @ 6V, 2.5A @ 12V
    Motor Reduzido Torque: 200 N*cm 12V 15RPM me indique um site onde eu possa comprar

  3. ALEXANDRE disse:

    Gostaria de receber seu contato.

  4. Eric R. de Souza disse:

    Olá, gostei demais de seu projeto e gostaria de monta-lo para minha cadela. Como eu não tenho experiencia com eletronica, eu necessitaria de algumas informações que não esta no seu esquema eletrico, tais como: Qual relé e transistor foi usado? Qual placa controladora de motor que foi usada? Onde encontro esse sensor de infravermelho?

    • efloyola disse:

      Olá, o relé é 5V não precisa de transistor. Para controlar o motor o arduino aciona um rele que funciona como chave. O sensor infra você encontra no Ebay ou alguma loja de arduino procurada no google.

  5. Marfos disse:

    Cara parabéns pelo projeto gostaria de saber se tem como passar os códigos utilizados tem como passar ?

  6. Heitor Laureiro disse:

    Bom dia Amigo. Fantastico seu projeto, achei bem bacana, Parabens!!!! Eu inpirado pelo seu projeto estou fazendo alguma coisa parecida. MAs, gostaria de fazer uma pergunta, onde comprou o Y, Eu estou procurando e nao acho assim bonitinho como seu projeto, os que acho sao irragulares e nao servem para abrir caminho na raçao. desde ja muito obrigado e sussesos. Heitor

  7. Muito legal, parabéns!!! Vou colocar nos favoritos para fazer futuramente…
    Já comentei no youtube e comento aqui também.. Seria mais legal que se o vídeo não tivesse essa musiquinha de fundo. Seria mais interessante ouvir seu comentário e ouvir o sistema funcionando..
    Abraços!!

  8. Rodrigo disse:

    Tudo bom Heitor,gostaria de saber seo disco que trava e libera a raçao necessita do sensor infravermelho,para parar de rodar?

    • efloyola disse:

      Olá Rodrigo, não sei se você perguntou para eu responder (Eduardo), mas inicialmente eu tinha colocado um sensor infra, porém depois notei que não é necessário, mesmo que a abertura no disco pare dentro do tubo, a ração não cai… Abraço.

Deixe um comentário

